Sede do SAMU em Patos de Minas será transferida para segundo andar da Santa Casa

A mudança acontece após divulgação de vídeos em que profissionais mostram as condições de trabalho na atual sede.

Notícias | Saúde

10 Janeiro, 2022

0

Sede do SAMU em Patos de Minas será transferida para segundo andar da Santa Casa



Os profissionais que trabalham no Sistema de Atendimento Móvel Urgente (SAMU) usaram  as redes sociais para reclamar das condições de trabalho. Atualmente, a sede fica situada no segundo andar da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, porém será transferida para outro local nesta terça-feira (11/01).

O vídeo gravado por um servidor mostra o barulho das obras no prédio do antigo Centro Universitário de Patos de Minas. As obras são para ampliar a Santa Casa de Misericórdia, o terceiro pavimento do prédio vai abrigar o bloco cirúrgico.

Os funcionários que trabalham na regulação do SAMU reclamam do barulho, já que ficam no telefone 192 e não conseguem ouvir as demandas para encaminhar as ambulâncias.

Questionado pelo Patos Notícias, a Prefeitura de Patos de Minas respondeu em nota que parte da sede do SAMU já foi transferida para o Bloco Alfa do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), na Rua Vereador Chico Filgueira 21, no Bairro Caiçaras. Grande parte da mudança já foi concluída e a regulação será transferida na tarde de terça-feira.

A prefeitura alertou ainda que durante a transferência, o telefone 192 estará inoperante de forma temporária. Pede-se que a população realize as chamas de emergência através do telefone 193 (Corpo de Bombeiros). Os militares vão acionar os socorristas do SAMU.

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Patos de Minas:

A Prefeitura de Patos de Minas informa que o SAMU está sendo realocado para o Bloco Alfa do Unipam (Rua Vereador Chico Filgueira, 21, Caiçaras, na parte externa do campus). O serviço será instalado no terceiro andar do imóvel, em salas com ar-condicionado e demais critérios necessários ao funcionamento.

Grande parte da mudança já está concluída, ficando para essa terça-feira a transferência da sala de regulação (detalhes no vídeo). Para isso, a linha 192 ficará suspensa temporariamente a partir das 13h de amanhã, devendo a população realizar os chamados pelo 193 (Corpo de Bombeiros, que acionará os socorristas do SAMU).

A previsão é que até quarta-feira o 192 seja restabelecido. Assim que isso ocorrer, todos serão comunicados.

O SAMU funcionará temporariamente no imóvel do Unipam até que a reforma da antiga UPA da Marabá seja finalizada para tornar-se a sede própria do serviço. Vale destacar que remover o SAMU do Centro Clínico do Unipam faz-se necessário para efetivar a ampliação da Santa Casa de Misericórdia.

Por Patos notícias

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)