Serviços como emissão de certidões, consulta de IPVA, agendamento nas UAIs e boletins de ocorrências on-line podem ser feitos através do MG App
O aplicativo do governo alerta e informa mineiros com notificações eletrônicas no celular .

Encontrar em um único local os atendimentos
prestados pelas instituições estaduais. sem precisar sair de casa, é uma
realidade com o MG App - Cidadão, aplicativo oficial do Governo de Minas. Disponível para baixar no celular, seja sistema
iOS ou Android, a ferramenta concentra mais de 70 serviços para a população
mineira. Além disso, o aplicativo envia notificações eletrônicas sobre os
serviços solicitados, como doação de sangue e vencimento de CNH, direto no
smartphone.
São alguns exemplos de notificações os avisos de
vacinação, lembrete sobre agendamento para emissão de carteira de identidade 24
horas antes da data marcada, vencimento de CNH e também informações sobre o
funcionamento das unidades das Farmácias de Todos, ou mesmo mensagens de
incentivo à doação de sangue.
Segundo o diretor Central de Atendimento
Eletrônico da Secretaria de Estado de Planejamento e
Gestão (Seplag), Damião Rocha, o MG App já tem mais de 1 milhão de downloads
e cerca de 300 mil usuários ativos mensalmente que usufruem dos serviços.
“O aplicativo representa um grande avanço na
prestação de serviços e facilita a vida do cidadão que precisa do atendimento
do Governo de Minas. Neste momento em que estamos passando por uma grande
transformação digital, a iniciativa agrega serviços que transformam o
atendimento ao cidadão”, afirma.
Sobre as notificações eletrônicas do aplicativo,
Damião explica que são automáticas e que a Diretoria está trabalhando para
aperfeiçoá-las, de forma que sejam configuráveis e que o usuário possa escolher
quais notificações deseja receber.
A especialista em Políticas Públicas e Gestão
Governamental, Polyana Rodrigues, reitera. “O próximo avanço de personalização
das notificações, para torná-las ajustáveis às necessidades do cidadão,
converge para os esforços do MG App em facilitar cada vez mais as interações
dos usuários com o Estado dentro do aplicativo”, observa.
Serviços
Por meio do MG App, é possível consultar a
situação de um veículo, solicitar segunda via de contas de água e de luz,
emitir documentos, agendar doações de sangue, agendar atendimento nas Unidades
de Atendimento Integrado (UAIs), consultar pagamento do IPVA e até mesmo fazer
um boletim de ocorrência, entre outros serviços.
“Além disso, o aplicativo conta com um canal
extremamente importante para o registro de dúvidas e reclamações, que é o Fale
com o Governo”, completa.
As melhorias e inclusão de novos serviços são
feitas constantemente para atender melhor a população.
Confira os principais serviços disponíveis na
ferramenta:
? Emissão de documentos, como
certidão de nascimento, casamento e óbito;
? Agendamento de doação de
sangue;
? Encaminhamento para o canal
de telemedicina do Estado;
? Solicitação de segunda via
de contas de água e energia;
? Agendamento de atendimento
nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs);
? Emissão de auto de vistoria
dos Bombeiros;
? Consulta à situação de
veículo e pontuação do condutor;
? Registro de boletins de
ocorrências da Delegacia Virtual;
? Cadastro de ocorrências das
rodovias estaduais;
? Consulta a serviços do Sine;
? Consulta ao pagamento de
IPVA, entre outros.
Para se registrar no aplicativo, basta efetuar um
cadastro unificado com o login do governo federal (www.gov.br).