Sistema FAEMG/SENAR/INAES busca apoio para evolução da cafeicultura no Cerrado Mineiro

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte envolve, aproximadamente, 300 cafeicultores na região.

Notícias | Agronegócio

30 Novembro, 2021

0

Sistema FAEMG/SENAR/INAES busca apoio para evolução da cafeicultura no Cerrado Mineiro


O Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com empresas públicas, privadas e sindicatos de produtores rurais, tem desenvolvido ações importantes para o fortalecimento da cafeicultura no Cerrado Mineiro, região amplamente reconhecida pela qualidade de seus cafés. O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte envolve, aproximadamente, 300 cafeicultores na região. Como estratégia de avaliação e desenvolvimento, as reuniões de benchmarking começaram em outubro. Nesta etapa, supervisores, técnicos e produtores encontram-se para avaliações sobre a atividade, visando a melhores desempenhos nas propriedades atendidas. Além disso, os Dias de Campo do ATeG e cursos contribuem para a evolução da cultura na região.


Em Monte Carmelo, 23 participantes do programa reuniram-se com a supervisora Karla Crystina Rosa e o técnico Marcos dos Santos para apresentação dos resultados preliminares após dois anos de trabalho. Os cafeicultores falaram principalmente dos indicadores econômicos. “Esse é o momento de ouvir a posição de cada um deles, se tiveram lucro, prejuízo, se têm ajustes para fazer. É o momento de analisar, comparar e mensurar as práticas do negócio”, explicou a supervisora.

Evolução

“Eles não tinham noção da parte de gestão, principalmente. Vendiam o café, mas não sabiam se tinham lucro ou não. Logo no início dos trabalhos, percebemos que o custo de produção deles estava bastante alto porque compravam produtos sem necessidade. Sugerimos produtos mais baratos, com dosagens corretas e, com isso, os custos diminuíram. Alguns tiveram 11% de redução e também aumentaram a produção em torno de 47% em relação a 2019. Queremos atingir resultados ainda melhores”, afirmou o técnico.

A área de produção dos 23 participantes foi de mais de 490 hectares. A colheita passou de 13 mil sacas, com média de 26 sacas por hectare. Quem tem área irrigada produziu 32 sacas por hectare. Quem não tem, produz 19 sacas. “Isso representa 69% de produtividade a mais nas áreas irrigadas. Quanto mais avançamos na assistência e avaliamos os dados, mais percebemos o que é importante e o que deve ser feito. Essa fase é para avaliar o ano que passou e fazer o planejamento para o próximo”, destacou a supervisora.

Dia de Campo ATeG

Os Dias de Campo do ATeG Café+Forte também têm contribuído para a qualificação dos cafeicultores do Cerrado Mineiro. Em 11 de novembro, cafeicultores de dez municípios do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro reuniram-se na Fazenda Experimental da EPAMIG, em Patrocínio.

O evento foi promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES e EPAMIG, com parceria do Sindicato Rural de Patrocínio, Embrapa Café, KP Fértil, NaterraCoffee, FUNDACCER e Distribuidora Agro Santa Rita.

Foram aproximadamente seis horas de palestras sobre temas que impactam na melhoria da produção de café: cultivares, podas, manejo de doenças fúngicas e plantas daninhas, adubação verde, controle biológico de pragas, gestão e uso de compostagem e fertilizantes orgaminerais.

“Conseguimos reunir produtores de diferentes municípios e proporcionar a eles uma programação técnica de alto nível. Foi um dia muito produtivo e proveitoso, com muito conhecimento e troca de experiências. Todos saímos do Dia de Campo do ATeG melhores do que chegamos”, disse o técnico de campo Fernando Couto.

Parcerias

“O Dia de Campo do ATeG veio ao encontro de um de nossos objetivos, que é promover a interação dos pesquisadores da EPAMIG com os produtores, levando até eles as principais inovações que resultam do nosso trabalho de pesquisa. Em eventos como esse, temos ainda oportunidade de ouvir os problemas enfrentados para propormos melhores soluções”, comentou o coordenar regional da EPAMIG, Reginério Soares de Faria.

“Para nós de Patrocínio, é um orgulho muito grande sediar um evento como este. Os assuntos abordados abriram a mente dos participantes. Já conhecemos bem a qualidade das ações do Sistema FAEMG/SENAR/INAES e ficamos muito felizes por essa parceria”, afirmou o superintendente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patrocínio João Figueiredo.

Satisfação dos cafeicultores

“A cultura do café está cada vez mais complexa e, por isso, a assistência técnica e gerencial tornou-se indispensável. Estou extremamente satisfeito com a assistência que venho recebendo. Todos deveriam ter a oportunidade de participar deste programa.” - Maurício Brandão

“O ATeG nos deu uma nova visão da cafeicultura, tanto na parte técnica quanto na parte de gestão. Hoje, procuramos racionalizar os processos, diminuir os custos e fazer a gestão da porteira para fora. Indico muito o programa, principalmente, aos pequenos produtores.” - Fausto Silva de Queiroz

“Desde que assumi o negócio do meu pai, há três anos, precisava de uma qualificação dessa. Já mudei muito desde o início do ATeG. Hoje faço a gestão, tenho tudo anotado. Reorganizamos a fazenda, melhoramos nossa estrutura, trocamos nosso maquinário e temos metas a curto e longo prazos. Queremos produzir mais e com qualidade.” - Fabiane Kiyoko Shimokomaki

“Colocamos todo o nosso portfólio de atendimento aos produtores. Além dos cursos e treinamentos semanalmente, também disponibilizamos a Assistência Técnica e Gerencial aos cafeicultores. Os resultados têm sido expressivos e, assim, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS está presente a todo momento junto ao produtor.” - Sérgio de Carvalho Coelho, gerente regional do Sistema em Patos de Minas.

Por Élcio Fonseca/Assessoria de Comunicação

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)