Situação de famílias venezuelanas pedintes em semáforos de Patos de Minas é discutida pela Secretaria de Desenvolvimento social

São índios com costumes e cultura diferentes da nossa, disse secretária sobre presença de pedintes venezuelanos

Notícias | Sociedade

22 Dezembro, 2021

0

Situação de famílias venezuelanas pedintes em semáforos de Patos de Minas é discutida pela Secretaria de Desenvolvimento social


A situação de pedintes em semáforos em ruas da cidade de Patos de Minas, sobretudo Venezuelanos tem preocupado moradores. Com cartazes improvisados escritos em papelão, esses estrangeiros pedem ajuda financeira. “Dá uma dó danada quando vejo eles carregando crianças pedindo dinheiro aqui”, disse uma motorista à reportagem da Rádio Clube98.

A situação dos pedintes e moradores de Rua em Patos de Minas tem sido amplamente discutida durante a programação da rádio, o que motivou ações por parte de autoridades. Nesta semana foram feitas abordagens aos venezuelanos em alguns pontos pelas ruas para levantamento de dados. Na terça-feira (21/12), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou uma reunião com diversos órgãos entre eles representantes do Conselho Tutelar, Sedese, Defensoria Pública, Ministério Público, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Diretoria de Relações Institucionais, Polícia Militar e Procuradoria-Geral do Município, além de membros da Organização das Nações Unidas – ONU, para implementar o projeto de Rede de Apoio a Imigrantes em Patos de Minas.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Jorgiane Suellen, disse que esse grupo de venezuelanos são indígenas com costumes e culturas diferentes das nossas, mas que a secretaria tem tratado o caso de forma a ajudar essas pessoas. O conselho Tutelar também tem sido cobrado por atitudes em relação à presença de crianças junto aos pedintes. De acordo com a conselheira Valéria Elias, não é recomendado levar essas crianças a abrigos por não falarem nossa língua e serem muito ligadas aos pais, além do costume de uma alimentação diferente da brasileira.

Segundo foi informado na reunião, as duas famílias de estrangeiros estão hospedadas em uma pensão próximo ao terminal rodoviário. Uma delas deverá ir para Belo Horizonte nos próximos dias, e a outra ainda pretende ficar em Patos de Minas e só depois ir para o estado de Goiás.

Foto: Igor Nunes

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)