SRS Patos de Minas realiza oficina para fortalecimento do Planejamento Reprodutivo e Sexual na APS

Um dos principais focos da oficina foi a redução da mortalidade materna e infantil

Notícias | Saúde

14 Dezembro, 2023

0

SRS Patos de Minas realiza oficina para fortalecimento do Planejamento Reprodutivo e Sexual na APS


Nesta quarta-feira (13/12), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas promoveu a “Oficina para Fortalecimento do Planejamento Reprodutivo e Sexual na Atenção Primária à Saúde (APS)”.

A iniciativa, que foi realizada no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e contou com gestores e coordenadores da APS, buscou qualificar e aprimorar as ações relacionadas ao planejamento reprodutivo,

Dividida em dois momentos distintos, a oficina começou com uma palestra realizada pela médica ginecologista e sexóloga, Adelaide Maria Ferreira Campos D’Avila. Sua apresentação focou em sensibilizar os participantes sobre a importância do planejamento reprodutivo e a necessidade de estratégias eficazes na Atenção Primária à Saúde. A médica destacou os benefícios e os ganhos associados ao uso de métodos anticonceptivos de longa duração (Larc), ressaltando sua eficácia e impacto positivo na saúde reprodutiva.

De acordo com Adelaide D‘Avila, em relação aos gastos da gestão, para cada real investido com métodos contraceptivos de longa duração, haveria uma economia de pelo menos 120 reais para o município, considerando o impacto total na utilização pelas pacientes. Isso abrangeria desde o período gestacional até o parto, levando em conta as questões sociais envolvidas.

Já no segundo momento, foram realizadas dinâmicas de grupo nas quais os participantes discutiram sobre objetivos e ações práticas voltadas para o planejamento reprodutivo na APS. A abordagem participativa permitiu a troca de experiências, a identificação de desafios comuns e a construção de estratégias inovadoras.

Um dos principais focos da oficina foi a redução da mortalidade materna e infantil, considerada um dos pontos cruciais para a promoção da saúde reprodutiva. Os participantes foram orientados a desenvolver ações concretas para implementar práticas que contribuam para a diminuição desses índices alarmantes.

Por Amanda Marques 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)