Vereadores de Patos de Minas aprovam projeto que estabelece que município integre consórcio de coleta de lixo
A coleta de lixo de Patos de Minas será exercida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR). Lagoa Formosa está entre os municípios que integram o consórcio.

No fim da tarde desta quinta-feira (22), durante reunião ordinária, a Câmara dos Vereadores aprovou por 10 votos o projeto de lei Nº 6139/2025 que estabelece diretrizes municipais para a prestação do serviço de manejo de resíduos sólidos urbanos, por meio de gestão associada, e dá outras providências.
Na prática, a coleta de lixo de Patos de Minas será exercida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR). Assim sendo, o CISPAR terá a autonomia de fazer contratações de empresas para gerir serviços de manuseio dos resíduos sólidos urbanos (coleta de lixo) de vários municípios do Alto Paranaíba.
Entre as problemáticas do projeto, está a preocupação com a criação de novos tributos a serem cobrados da população. Os vereadores que votaram favoráveis ao projeto alegam que não haverá a criação de novos impostos, mas sim a substituição da taxa já paga no IPTU, por uma nova taxa.
O projeto, com validade de até 35 anos, prevê a cooperação entre diversas cidades e envolve um contrato superior a 1 bilhão de reais.
Confira como ficou o placar da votação:
Votaram a favor:
- Brenda Évellyn;
- Professora Beth;
- Itamar André dos Santos;
- José Carlos da Silva (Carlito);
- José Luiz Borges;
- Júlio César;
- Otaviano Marques;
- Paulo Augusto Corrêa;
- Paulo Henrique Caixeta;
- Wilian de Campos.
Votaram contra:
- Toninho Cury;
- Ezequiel Macedo;
- Gladston Gabriel;
- Mauri da JL;
- José Eustáquio de Faria Junior;
- Sargento Leomar.
Confira a Reportagem da Rádio Clube 98:
Veja a opinião de outros vereadores:
Fonte: Gabriel Araújo/Clube Notícia