1° Seminário Municipal de enfrentamento à violência contra a mulher é realizado em Carmo do Paranaíba

O evento faz parte da Campanha Agosto Lilás.

Notícias | Sociedade

24 Agosto, 2023

0

1° Seminário Municipal de enfrentamento à violência contra a mulher é realizado em Carmo do Paranaíba


Como parte da Campanha Agosto Lilás, foi encerrado nesta quinta-feira (24/08) em Carmo do Paranaíba, o 1º Seminário Municipal da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A campanha nacional Agosto Lilás foi criada através da Lei 14.448 de 2022, para divulgar, conscientizar e reforçar as medidas de enfrentamento à violência contra a mulher. É importante para alertar a população sobre o papel de cada cidadã e cidadão no enfrentamento da violência de gênero e para lembrar da importância da Lei Maria da Penha (nº 11.340/06), que, em 2023, completa 17 anos.


O seminário teve como objetivo promover a articulação intersetorial e a atenção disponibilizada pelos serviços que são elementos que interferem no enfrentamento à violência contra a mulher. A parceria das secretarias envolvidas no evento, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, é sinônimo de grande trabalho realizado município e abrilhanta a importância de se realizar a divulgação dos serviços participantes da Rede, fazendo-se necessário para que os profissionais atuantes nesses espaços conheçam as instituições e a sua operacionalização.


Dentre várias participações, destacam-se as falas do juiz de direito da Vara Criminal da Comarca de Carmo do Paranaíba, Dr. Denis Marcos Vieira, que apresentou a Lei Maria da Penha e suas alterações, bem como o papel do Poder Judiciário no enfrentamento à violência contra a mulher, e do Delegado de Polícia Civil de Carmo do Paranaíba, Dr. Hyago Marciano Araújo Caixeta, que ressaltou sobre a atuação da Polícia Civil no combate à violência contra a mulher.


Já no período da tarde, a médica ginecologista Dra. Sandra Passos Diniz discutiu sobre a importância da presença e do acolhimento humanizado dos profissionais de saúde ao atendimento à mulher vítima de violência sexual. A Sargento Kerlem dos Reis Lopes, da Polícia Militar de Minas Gerais, falou sobre a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), que é um serviço de prevenção à violência doméstica criado em 2010 e que tem como missão desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar e familiar, para proteção da mulher vítima de violência.


A defensora pública de Belo Horizonte, Dra. Samantha Velarinho, destacou a importância da rede de enfrentamento no combate à violência doméstica. Na apresentação da Secretaria de Desenvolvimento Social, a secretária Rosilaine Rita dos Santos abordou a violência doméstica cometida contra mulheres, que é uma realidade em todo o país e que, em decorrência da pandemia, tornou o cenário ainda mais preocupante.


A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daiane Brandão, apresentou o Fluxograma da Rede Intersetorial no atendimento à mulher vítima de violência. A vereadora Laura Melo Vaccaro apresentou e comentou sobre o aplicativo “Salve Elas”.


O prefeito Dr. César enfatizou a necessidade da estruturação da Rede Municipal frente ao aumento da violência contra a mulher. A Gersyane Carla Rodrigues, técnica em enfermagem no Hospital Regional Antônio Dias, falou também sobre o Projeto Transformando em Borboletas.


A ação teve também a participação do Judiciário com a Promotora de Justiça da 2° Comarca de Carmo do Paranaíba, Dr. Adriana Prates dos Santos e a Promotora de Justiça da 1° Comarca de Carmo do Paranaíba, Dr. Lohana Cavalcante Costa. 

Em resumo, o Seminário Municipal foi um evento ímpar no município e com grande participação e objetivos alcançados.

Fonte: ASCOM- Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)