Após 10 anos chega ao fim a reforma da Igreja do Distrito de Areado no município de Patos de Minas

Notícias | Cultura

16 Setembro, 2015

0

Após 10 anos chega ao fim a reforma da Igreja do Distrito de Areado no município de Patos de Minas


A reforma da Igreja do Distrito de Areado no município de Patos de Minas chegou ao fim. A reinauguração aconteceu na noite desta Terça-Feira (15/09). A restauração teve duração de 10 dias e passou por várias etapas sendo que todas elas foram interrompidas por falta de recursos financeiros. Para comemorar o final das obras foi realizada uma missa celebrada pelo bispo Dom Cláudio Sturn às 19h00. A inauguração coincidiu com o dia da padroeira do Distrito e com a Festa em Louvor à Virgem das Dores. A Igreja já faz parte do patrimônio histórico da humanidade, por ter sido construída nos meados do século XIX, e por sua estrutura nunca ter sido modificada. Mas com o passar dos anos a madeira na construção não resistiu em algumas áreas e os fiéis estavam correndo até mesmo riscos físicos nos momentos de celebrações no local.

Segundo o historiador Geenes Alves Valentim, foram gastos aproximadamente 700 mil reais, provenientes das Leis de Incentivo à Cultura nos âmbitos municipal, estadual e federal, e também de doações da própria comunidade e região. "Todo o trabalho foi conduzido pela Comissão Comunitária de Pastoral (CCP) a partir de 2005, quando se iniciou a restauração; em 2009, com a criação da Associação dos Amigos da Igreja do Areado, a entidade encampou o processo mediante a apresentação e aprovação de projetos nas Leis de Incentivo à Cultura e ao Patrimônio Cultural. Viabilizados os recursos governamentais, e somados aos recursos próprios da comunidade e região, foi possível promover a restauração completa da igreja", ressalta ele.

A igreja passou por um processo de restauração completa. Entre as principais interferências, estão a remoção e substituição completa do forro da nave que estava apodrecido, restauração da parede lateral esquerda da nave (lado do altar da epístola) com substituição das peças baldrames em madeira por nova estrutura de concreto armado, substituição completa do telhado por telhas do mesmo padrão (francesas), além da consolidação estrutural da sacristia, altar mor e capela do santíssimo, remoção do piso cerâmico da nave e instalação de piso e forro em madeira.

Também foram restaurados o coro em madeira, substituição dos bancos, com aproveitamento das tábuas de madeiras, altares, do arco cruzeiro e móveis de época em madeira, substituição dos lustres da nave e capela mor. "Com certeza, essa é considerada a obra mais complexa e cara da restauração". Entre meados de 2014 até setembro deste ano, foram realizadas outras intervenções importantes como a elaboração e execução dos projetos paisagístico, luminotécnico, elétrico e de incêndio, bem como a aquisição de lote ao lado da igreja para construção de uma capelinha de ex-votos. Após a missa, haverá a confraternização no Salão Comunitário, ocasião em que o prefeito Pedro Lucas Rodrigues será homenageado.

Fotos:Arquivo patos 1

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (5)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)