Campanha de combate à violência contra o idoso é intensificada em Carmo do Paranaíba

Regionais | Policiais

27 Junho, 2013

0

Campanha de combate à violência contra o idoso é intensificada em Carmo do Paranaíba


O INPEA  -The International Network for the Prevention of Elder Abuse (Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos), em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) e com a OMS (Organização Mundial de Saúde), elegeu o dia 15 de Junho como o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O principal objetivo é sensibilizar a sociedade civil na luta contra as diversas formas de violência contra a pessoa idosa.

A Prefeitura de Carmo do Paranaíba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do CREAS-  Centro de Referência Especializado de Assistência Social, intensificou a campanha e promoveu pela primeira vez, uma semana de atividades,entre elas: Conscientização da população através dos meios de comunicação local, palestras nas escolas estaduais de Carmo e Distrito de Quintinos, panfletagem e blitz educativa no centro da cidade, seminário”Dignidade ao idoso”, com a parceria do CRAS/CREAS/Polícia Militar e APAE.

A Campanha foi encerrada  no dia 14 de junho, no Salão da Igreja São Francisco e Santa Clara de Assis, com um grande número de participantes, que acompanharam atentamente as palestras.

A Drª  Danielle Polastri de Mendonça, Promotora de Justiça da Comarca de Carmo do Paranaíba, falou sobre a “Política Nacional do Idoso”; o Estatuto do Idoso,  direitos do idoso como moradia, saúde, educação, transporte e esclareceu ainda que  é violência contra o idoso o “ato (único e repetitivo) ou omissão que lhe cause dano ou aflição e que produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança”. Os tipos de violência são: física, psicológica, sexual, negligência, abandono, financeira e econômica e autonegligência. Ela colocou-se à disposição da população carmense  e disse que qualquer pessoa pode denunciar todo tipo de violência aos idosos pelo 0800 031 1119 ou no CREAS- ( 34) 3851-0039).

Drº Haroldo Cardoso Bontempo, Médico Clínico Geral , falou sobre Idosos e Comunidade e doença de Alzaimer. Ele fez uma explanação geral sobre a doença, causas,  diagnóstico e tratamento. Drº Haroldo alertou a todos da importância do respeito e compreensão aos idosos portadores da doênça, especialmente a família que deve ter muita paciência com o idoso. 

Participaram do evento de encerramento o Prefeito municipal, Marcos Aurélio Costa lagares (Marcão), o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Dalson Alvarenga, a Secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Eunice de Barcelos, a Secretária Municipal de Educação, Desirrê  Resende, a Srª Cátia Regina de Queiroz, Coordenadora do CREAS, A Srª  Vera Lúcia Vargas Braga, Coordenadora do CRAS, a Srª Maria Perpétua dos Reis Andrade( Teia da Emater), Presidente do conselho Municipal de Assistência Social, Srª Marlene Maria Soares, Presidente da Casa de Repouso Nossa Senhora da Guia e representantes do NASF.

Com muita descontração e um delicioso lanche foram encerradas as atividades da Campanha Municipal de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa em Carmo do Paranaíba.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Eunice, agradece à toda equipe de trabalho pelo empenho e dedicação e aos parceiros, Secretaria Municipal de Saúde, NASF, Secretaria municipal de Educação, Câmara Municipal, Polícia Militar, CRAS, CREAS, Casa de Repouso Nossa Senhora da Guia, Escolas Estaduais Professor José Hugo Guimarães, Amadeu Gonçalves Boaventura e Antônio Atanásio do Distrito de Quintinos.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (6)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)