Cavaleiros de Patos de Minas, Lagoa Formosa e região do Alto Paranaíba refazem viagem de tropeiros até Andrequicé

Uma comitiva formada por cavaleiros de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Presidente Olegário e outras regiões do Alto Paranaíba, partiram na manhã desta Quarta-Feira (05/08) com destino ao Distrito de Andrequicé, no município de Presidente Olegário. O grupo de amigos pretende refazer o trajeto que era realizado por antigos tropeiros e boiadeiros da região. Eles saíram da Rua Major Gote em Patos de Minas, levando apenas roupas, alimentos e seus animais, assim como faziam os tocadores de gado e viajantes do passado. Ao todo 13 cavaleiros que se uniram com intuito de resgatar as tradições antigas e manter vivas a cultura da região e do país. A saída da comitiva de Patos de Minas aconteceu às 08h30 da manhã e a chegada está prevista para acontecer às 15h30 deste Sábado (08/08) no Santuário de Andrequicé.
De acordo com Igor Augusto Lacerda Brandão, que é um dos membros da comitiva, está é a segunda vez que os cavaleiros estão fazendo a viagem. Ele conta que o objetivo é resgatar a cultura da região e também realizar o percurso como no passado, quando todas as viagens e transportes de mercadorias eram feitas através de cavalos, burros e mulas. Ele disse que os participantes (cavaleiros) partiram levando apenas burros cargueiros como à moda antiga, e suas mulas de montaria. O jovem ressalta que não os cavaleiros não levaram colchões nem barracas, sendo que os mesmos irão dormir nos pelegos dos arreios.
Ele finalizou dizendo à reportagem que todos os envolvidos na ação são apaixonados pela tradição. Na noite desta quarta (05) a comitiva pousou no parque de exposições em Presidente Olegário. Já na manhã desta quinta (06) eles retomaram a viagem e dever pernoitar há 20 quilômetros da cidade. Já na sexta (07) os cavaleiros devem dormir próximo ao distrito e no Sábado (08) chegam à comunidade de Andrequicé. Logo após a comitiva recebe as bênçãos feitas pelo padre da localidade. No ano de 2014, a comitiva foi composta por 09 (nove) cavaleiros. Participantes da cidade de Unaí, Lagoa Grande e João Pinheiro também compõem a comitiva. A viagem feita pelos cavaleiros é marcada pela emoção e pela fé.
Fonte: Vanderlei Gontijo