Datas desta semana celebram doadores de sangue, autistas e cinema

Confira as principais efemérides da semana entre 13 e 19 de junho

Notícias | Mundo

13 Junho, 2021

Entrevista

0

Datas desta semana celebram doadores de sangue, autistas e cinema


Datas que celebram ações como a doação de sangue, ou grupos, como autistas e imigrantes e ainda conscientizam a população para ameaças como a violência contra idosos e a seca. O que não faltam na semana entre os dias 13 e 19 de junho são datas comemorativas ou que levam à reflexão. 

O dia 14 é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004 como forma de agradecer a doadores de sangue e também conscientizar para a ação que salva vidas (principalmente porque, desde o início da pandemia, há uma preocupação com a queda nos estoques de bancos de sangue em diversos estados do Brasil). Em 2017, o História Hoje falou sobre a origem da data.


O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído em 2006 pela Rede Internacional de Prevenção de Abusos contra Idosos (organização ligada à OMS). Dados de 2017 apontam que um a cada seis idosos já sofreu algum tipo de violência em todo o mundo. Essa matéria do telejornal Repórter Brasil, de junho de 2020, destaca que, na pandemia, as denúncias de algum tipo de agressão contra os mais velhos aumentaram.


O dia 17 é o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação (data que marca a adoção da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, estabelecida na cidade francesa de Paris, em 17 de junho de 1994). No dia seguinte, é celebrado o Dia Nacional da Imigração Japonesa. É quando é lembrada a chegada, em 1908, dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.


O 18 de junho também é o Dia do Orgulho Autista. A data celebra a criação da primeira instituição a utilizar o termo “orgulho” relacionado ao transtorno do espectro autista: a norte-americana Aspies for Freedom (Aspies pela Liberdade, em tradução livre; o termo "aspies" é uma abreviação de Asperger, e é usado naquele país para se referir a pessoas com a síndrome de Asperger). A data comemorativa, que é lembrada em todo o mundo, serve para educar o público sobre questões relacionadas com o autismo.


Ainda falando de celebrações, 19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro. Foi neste dia que aconteceu a primeira filmagem feita no Brasil: a da baía da Guanabara, registrada em 19 de junho de 1898 por Afonso Segreto, considerado o primeiro cineasta do país.


Nascimentos e perdas

A semana também é marcada pelo aniversário de algumas personalidades e pela data de morte de outras. No dia 13, completam-se 20 anos de morte do guitarrista Marcelo Fromer, membro da banda Titãs. O ator, humorista, cantor e cineasta paulista Amácio Mazzaropi também faleceu neste dia, mas há 40 anos.


Também no dia 18, a cantora e compositora baiana Maria Bethânia completa 75 anos. Um dos principais nomes do movimento chamado Tropicalismo

O Dia Mundial do Doador de Sangue criado por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

O Hemocentro de Patos de Minas esse ano quer aproveitar a data para convocar mais uma vez os doadores. De acordo com a captadora do Hemonúcleo de Patos de Minas – Fundação Hemominas, Dagma Martinélia, com a pandemia, cerca de 80% dos doadores cadastrados no Hemocentro de Patos de Minas não estão comparecendo para a coleta de sangue, o que diminuiu consideravelmente o estoque. A época é caracterizada também pela redução de bolsas de sangue, devido ao clima mais frio e ao período de isolamento social, entre outros. Assim, em tempos de pandemia da Covid-19, os índices de doação ficaram ainda menores.

Dagma salienta que o Hemocentro encontra-se com uma grande deficiência de doadores dos tipos sanguíneos O+ e O- com estoques de sangue bem abaixo do ideal. A captadora ainda ressaltou que o Hemocentro de Patos de Minas atende hospitais de toda região e mobiliza doadores para a importância da doação já que o quadro atual é considerado critico. No sábado (12) duas caravanas, uma de Lagoa Formosa e outra de Unaí com cerca de 30 pessoas cada estiveram com doadores dessas cidades fazendo doação. No dia 14 de junho a doação será das 14:30hs as 18:30hs. Esses doadores serão recebidos com musica ao vivo. Haverá também distribuição de brindes que foram oferecidos por cooperativas de Patos de Minas.

Para doar, basta fazer o agendamento via telefone (Disque 155 e tecle a opção 1), ou pela Web no www.hemominas.mg.gov.br ou pelo Aplicativo MGAPP (disponível na Google Play ou APP Store). Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos. Outra informação importante, salientada por Dagma, é a restrição com relação às pessoas com sinais de gripe/resfriado (tosse, febre, coriza, dor de garganta) e a aquelas que também tiveram contato com algum acometido pelo novo coronavírus (Covid-19). Nesses casos, é necessário aguardar 30 dias após o término dos sintomas para candidatar-se à doação de sangue.

É necessário  para doar estar em boas condições de saúde, alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação e levar documento oficial com foto. As doações são coletadas no horário de 15h às 19h, às segundas-feiras; e de 07h às 11h, de terça-feira à sexta-feira. Depois de tomar a vacina contra a Covid-19, a pessoa deve aguardar 7 dias para a doação. Já que tomar a vacina contar a gripe o prazo é de apenas 48 horas.

Fonte: Agência Brasil/ Clube notícia

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)