Disk árvore: mudas de espécies frutíferas são entregues pelo conselheiro ambiental de Patos de Minas

A produção das mudas são feitas por meio de sementes coletadas e plantadas pelo conselheiro de meio ambiente, ou adquiridas de viveiros particulares, públicos e privados.

Notícias | Meio Ambiente

13 Maio, 2022

0

Disk árvore: mudas de espécies frutíferas são entregues pelo conselheiro ambiental de Patos de Minas


O conselheiro ambiental de Patos de Minas, Civuca Costa, idealizador do Projeto Disk Árvore, que integra os Programas Proaupa e Quintais Urbanos, realizou nas últimas semanas mais uma entrega de dezenas de kits de mudas de espécies frutíferas ao público interessado.


Lindalva Souza ganha mudas e sementes para o plantio na região da Mata dos Fernandes

 

A maioria da árvores frutíferas serão plantadas em chácaras, sítios e fazendas de Patos de Minas e região, e também em cidades vizinhas. A produção das mudas são feitas por meio de sementes coletadas e plantadas pelo conselheiro de meio ambiente, ou adquiridas de viveiros particulares, públicos e privados.

 

Civuca Costa repassa mudas de uvaia à PollyanaTeixeira para fazenda em Carmo do Paranaíba


Mesmo com esses programas não regulamentados oficialmente na legislação ambiental municipal vigente, as ações vem sendo desenvolvidas deste 2015, com o foco no incentivo, promoção e fomento ao plantio de espécies nativas, frutíferas e para arborização urbana em Patos de Minas.

Professor Marcos Rassi ganha muda de ipê branco durante palestra ambiental no Unipam

 

Neste contexto, o conselheiro ambiental Civuca Costa, membro titular do Cima, Codema e Colmeia Patos, protocolou no dia 5 de abril de 2022, o Memorando de nº 008/2022 endereçado ao Prefeito Municipal, Luís Eduardo Falcão, sob forma de Processo Administrativo de nº 1.636/2022, que solicita ao Município a aprovação de Projeto de Lei do Programa Permanente de Arborização Urbana (PROAUPA), tornando-se Lei Municipal, com o objetivo de estimular e fomentar o plantio de espécies de árvores no perímetro urbano de Patos de Minas e dá outras providências.


Do mesmo modo, após a oficialização legal do PROAUPA, o Memorando prevê e reivindica também a regulamentação do Programa disk árvore, ação ambiental que faz parte do escopo de atribuições e objetivos do Programa Permanente de Arborização Urbana de Patos de Minas, com a doação e entrega de kits de mudas de espécies variadas de árvores a contribuintes interessados. 

Civuca Costa, sugere ainda que o lançamento do PROAUPA aconteça, oficialmente, dentro das comemorações alusiva do Dia da Árvore, em 21 de setembro de 2022 em Patos de Minas.


Fonte: Civuca Costa




Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)