Hospital Regional Antônio Dias de Patos de Minas terá novo prédio materno-infantil

Ampliação do acesso aos serviços reforçam a unidade como referência do SUS para 700 mil pessoas na macrorregião

Notícias | Saúde

18 Julho, 2025

0

Hospital Regional Antônio Dias de Patos de Minas terá novo prédio materno-infantil


Com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento materno-infantil e fortalecer sua atuação como referência regional em gestação de alto risco, o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) dará início aos projetos para construção de um novo prédio voltado à assistência integral a gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças.

Todo o atendimento materno-infantil será ampliado com a construção de um prédio anexo ao hospital, que contará com a implantação de 10 leitos de UTI Pediátrica, uma antiga demanda da região.

A nova estrutura reunirá a maternidade, pediatria, unidades de terapia intensiva (UTI) neonatal e pediátrica, Banco de Leite Humano, alojamento conjunto, Centro Obstétrico e o Centro de Parto Normal (CPN), promovendo integração entre os serviços e qualificação da assistência.

O HRAD é referência na Rede de Atenção ao Parto e Nascimento (RAPN) e desempenha papel fundamental no combate à mortalidade materna e infantil na macrorregião Noroeste. A unidade conta com equipe multiprofissional qualificada, protocolos específicos para o cuidado de gestantes de alto risco e é polo formador de médicos residentes em ginecologia, obstetrícia e, agora, pediatria.

Além do novo anexo materno-Infantil, a unidade também terá melhorias da área já existente, com reforma e modernização da subestação de energia, ampliação dos leitos de UTI Neonatal, Adulto e Alojamento Conjunto, além da construção de agência transfusional. O valor total de todas as obras é de R$ 70 milhões.

A unidade é referência para 700 mil habitantes de 33 municípios da macrorregião Noroeste para traumas graves, acidente vascular cerebral e queimaduras. Somente em 2024, o HRAD realizou quase 8 mil internações, mais de 5 mil cirurgias e quase 2 mil partos. Além disso, foram realizados quase 159 mil exames complementares, evidenciando a alta demanda e a capacidade de resposta da unidade.

Um ano de Faepu

Desde maio de 2024, a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu) assumiu a gestão do HRAD. A mudança se mostrou uma solução eficaz, com maior agilidade na aquisição de medicamentos e manutenção de equipamentos e com contratações que possibilitaram uma escala completa. Com isso, seis leitos de clínica médica foram reativados e dois leitos para atendimento a queimados e quatro leitos de cirurgia pediátrica foram revocacionados, ampliando o acesso ao atendimento 100% SUS.

Entre as melhorias:

– Aumento de 30% nas cirurgias ortopédicas;

– Aumento na média de internações por mês no comparativo de janeiro a maio, indo de 623 (2024) para 662 (2025);

– Aumento na média de cirurgias por mês no comparativo de janeiro a maio, indo de 430 (2024) para 601 (2025);

– Mais médicos cirurgiões e especialistas;

– Compras 60% mais rápidas;

– Equipamentos importantes para cirurgias.

Fonte: Clube Noticia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)