Lagoa Formosa se mantém na Onda Vermelha do Minas Consciente

Vacinação já provocou queda importante de óbitos em idosos, mas momento ainda exige cautela

Notícias | Saúde

20 Maio, 2021

0

Lagoa Formosa se mantém na Onda Vermelha do Minas Consciente


A Microrregião de Patos de Minas, a qual engloba Lagoa Formosa, se mantém na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (20/05) pelo Comitê Extraordinário COVID-19 e tem validade até 29 de maio. O Comitê se reúne toda quinta-feira e define as medidas da próxima semana.

Cautela

O secretário de Estado de Saúde, médico Fábio Baccheretti, afirma que, apesar de a capacidade assistencial do Governo do Estado ter sido restabelecida, o momento ainda exige cautela.

“Estamos em um momento de incerteza. Tivemos uma queda no número de casos, os óbitos estão caindo bastante, mas o momento é de grande atenção para saber como será o comportamento daqui para frente. Algumas regiões estão mostrando picos, enquanto outras estão caindo. O estado voltou a ser heterogêneo e isso é positivo para que não haja um colapso geral, como há dois meses. Já conseguimos transferir pacientes. Mas todos os cuidados devem ser mantidos”, explicou.

A diferença entre as regiões pode ser comprovada pela taxa de incidência da COVID-19. No estado, o indicador teve aumento de 9% nos últimos 7 dias e 1% nos últimos 14 dias.  Nas regiões Triangulo do Sul e Oeste, os índices subiram 33% e 38%, respectivamente, nos últimos 14 dias. Já na Macro Centro a taxa caiu 16% e na Noroeste, 23%.

Vacinação

Em relação à vacinação em Minas Gerais, Baccheretti lembrou que o estado está entre os que possuem maior índice de imunização proporcional à população, ocupando o 6º lugar no país.

“A população acima de 70 anos tem uma taxa cada vez menor de óbitos, mostrando a eficácia da vacina. Em janeiro não tinha ninguém vacinado; hoje, temos a maior parte da população vulnerável vacinada”, disse.

Os dados já revelam uma queda importante no número de óbitos entre a população que recebeu as duas doses. Entre as pessoas de 90 anos ou mais, a taxa que era de 8,1%, no início da pandemia, caiu para 2,9%. Já para os que têm de 80 a 89 anos a redução foi de 21,7% para 9,8%. Na população de 70 a 79 anos, a taxa de óbitos diminuiu de 28,8% para 16,2%.

“Esperamos que o mesmo aconteça com a população na faixa de 60 anos, uma vez que a eficácia da vacina já está comprovada”, afirmou o secretário de Saúde.

O Estado recebeu, até o momento, 9,3 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Os imunizantes são enviados no menor tempo possível às regionais, nesta que é a maior operação de imunização da história do Minas Gerais.

Foto de capa: Willer LopesFonte: Agência Minas

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)