Lixo de toda espécie é jogado a céu aberto onde funcionava aterro sanitário em Presidente Olegário

Cerca de 12 anos após o fechamento do Aterro sanitário e criação da Usina de Reciclagem de Lixo de Presidente Olegário, moradores é que sofrem com o excesso de lixo. No mesmo lugar onde funcionava o antigo aterro, atualmente ainda existe lixo de toda espécie, sem tratamento e em estado de decomposição.
Até aí tudo bem a própria população contribui para isto. Mais o grave é o que vem de quem realmente deveria reciclar o lixo na cidade, ou seja, o próprio governo municipal coisa que não acontece, segundo informações o lixo que deveria ser reciclado e vendido como de costume é jogado no aterro. Com isso o meio ambiente esta perdendo e o próprio município já que não recicla o lixo para ser vendido.
De acordo com um servidor municipal o município poderá ser multado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente – FEAM - que fiscaliza o setor e poderá deixar de receber aproximadamente R$ 30 mil por mês entre ICMS Ecológico e venda do lixo.
O servidor também relatou que desde 2013 os funcionários não estão trabalhando normalmente já houve várias manifestações contra o corte de horas extras e de tarefas, numero reduzido de funcionários, já que 6 contratados não tiveram seus contratos renovados. Com isso quem esta sofrendo é a população que coloca o lixo todos os dias na rua mais este não é recolhido.
Nossa reportagem andou pela cidade e ainda constatou que a população também não contribui com a coleta. Como na saída para o Distrito de Galena, conhecido como Cruzeiro onde uma grande quantidade de lixo é jogada diariamente. A prefeitura até colocou uma placa depois de uma matéria veiculada pela nossa reportagem mais não foi suficiente. E para piorar estão jogando ossadas de animais.
A aparência entre o Bairro Dona Benta e Andorinhas uma grande quantidade de entulho e lixo também foi jogado pela população. Com medo e longe da gravação, moradores contam que comerciantes e populares depositam lixo no local irregularmente e com frequência.
Entramos em contato com a Assessoria de Imprensar da Prefeitura Municipal na tarde de quarta-feira (29), segundo o assessor ele repassou para o Prefeito alguns questionamentos referente a esta matéria, mas até o fechamento na tarde desta quinta-feira (30) não obtivemos resposta do Prefeito Antônio Cláudio “Palito”.
Autor: Hamilton Amorim
Fonte: Vanderlei Gontijo