Polícia Militar do Meio Ambiente apreende porcos abatidos clandestinamente em Carmo do Paranaíba

A Policia Militar Ambiental juntamente com a Vigilância Sanitária de Carmo do Paranaíba realizou nesta madrugada de Sexta-Feira (28/03) uma operação de combate ao abate clandestino de animais. O fato aconteceu após denúncias de que animais estariam sendo abatidos onde funcionava o antigo matadouro da cidade, mas que está desativado.
Ao comparecer no extinto matadouro municipal, a polícia constatou que José Vicente de Aguiar, já havia abatido 01 suíno e no local haviam mais 04 confinados e prontos para o abate, sendo que ele relatou que trabalhava ali para Ildeu Donizeti Alves que possui dois açougues no município e que pouco tempo depois chegou ao local e confirmou os fatos.
Segundo Ildeu, ele realiza o abate no local porque no matadouro fica legalizado na cidade de São Gotardo, lá não é feito o abate dos animais conhecidos porcos “caipiras”, são abatidos somente somente aqueles criados em granja. A atividade era exercida de forma ilegal sem a respectiva Licença Ambiental, também ficou constatado que a carne apresentava- se impropria para consumo humano.
Diante dos fatos ambos foram multados no valor de R$ 2.501,00 cada e ainda presos e conduzidos para delegacia juntamente com materiais utilizados para o abate. Os animais vivos foram apreendidos e por falta de local apropriado foram deixados no local sob a responsabilidade do Autor Ildeu. Foi lavrado pela médica veterinária da vigilância sanitária o Termo de apreensão da carne do animal abatido (160 kg) que foi descartada no aterro sanitário do município.
Fonte Policia Militar de Meio Ambiente de Carmo do Paranaíba