Professora do IFTM analisa tema da Redação do Enem 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

Confira a entrevista completa com a professora Andréa Cristina de Paula

Notícias | Educação

10 Novembro, 2025

0

Professora do IFTM analisa tema da Redação do Enem 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 propôs aos candidatos refletirem sobre o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A redação foi aplicada neste domingo (9), juntamente com as provas de Linguagens e Ciências Humanas.

Para a professora Andréa Cristina de Paula, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Patos de Minas, que trabalha com seus alunos possíveis temas de redação para a prova do ENEM, a proposta deste ano não foi uma surpresa e classificou a temática como de difícil tangenciamento, isto é, fugir do tema proposto no momento da escrita do texto.

Acho muito difícil tangenciar essa temática, uma vez que perspectiva, justamente, faz o contrário: amplia a visão do assunto. O Enem aguarda que o aluno reflita sobre a falta de perspectivas do idoso na sociedade brasileira atual.” Destaca

Na produção textual, o participante deve elaborar um texto dissertativo-argumentativo em prosa, com limite de até 30 linhas, a partir da situação-problema apresentada, dos textos motivadores e dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação escolar. O objetivo é construir uma reflexão crítica sobre um tema de relevância social, cultural, científica ou política, características que marcam tradicionalmente as propostas do Enem.

Durante o desenvolvimento, o candidato precisa defender um ponto de vista sobre o assunto, apresentando argumentos consistentes e organizados com clareza e coerência. Além disso, é obrigatória a elaboração de uma proposta de intervenção social, ou seja, uma sugestão de solução para o problema discutido no texto.

Essa proposta deve respeitar os direitos humanos, sendo vedadas ideias que promovam discriminação, violência ou preconceito. Redações que apresentem propostas que contrariem esses princípios, como incitação à violência ou manifestações racistas, receberão nota zero.

Confira a entrevista completa com a professora Andréa Cristina de Paula:

Fonte: Gabriel Araújo/Clube Notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)