Semana Nacional e Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é realizada em Lagoa Formosa

As atividades aconteceram de 20 a 25 de agosto.

Notícias | Sociedade

25 Agosto, 2023

0

Semana Nacional e Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é realizada em Lagoa Formosa


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lagoa Formosa (APAE) desenvolveu, entre os dias 20 e 25 de agosto, diversas atividades para os usuários, familiares e/ou responsáveis e a comunidade, em comemoração à Semana Nacional e Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Nesta sexta-feira (25/08) foi realizada na Praça Nossa Senhora da Piedade em parceria com a Prefeitura Municipal, uma grande festa para os alunos. A diretora Cecília Alves Martins, falou com nossa reportagem sobre todas as ações que foram realizadas no decorrer da semana (vídeo). 

 

O tema deste ano de 2023 é, “conectar e somar para construir inclusão”, e visa mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que a mesma causa, a conexão – por meio da comunicação interpessoal e digital – é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão.


Durante todo o dia inúmeras ações foram realizadas na Praça, entre elas, passeio no trenzinho, pula-pula, sorteio de brindes, entre outras atividades. “Foi um dia muito especial, muito alegre, conseguimos o trenzinho da alegria, pipoca, algodão doce...então estamos fazendo tudo para eles serem felizes e se sentirem cidadãos como os outros. A noite ainda teremos um bingo com sorteio de prêmios e os lagoenses são convidados a participarem com todos nós da APAE, disse a diretora Cecília Alves.


E uma nova forma  de Ensino está   sendo desenvolvido em nosso município, a Secretaria Municipal de Educação colocou em prática o AEE,  Atendimento Educacional Especializado,  o qual também esteve presente no evento.

O AEE

Durante as atividades realizadas na Praça Nossa Senhora da Piedade, vários educadores da Escola Municipal Olegário Tupinambá Mundim, que trabalham com o AEE estiveram no local. Ele é um estímulo pedagógico que é desenvolvido em sala de Recursos Multifuncionais, exclusivamente voltado para crianças com Deficiência Múltipla e Intelectual, com transtorno do espectro Autista e crianças com altas Habilidades.


Em Lagoa Formosa o AEE está em funcionamento na Escola Tupinambá, mas o projeto pertence ao município e atente todas as crianças das escolas municipais em processo de alfabetização. A ação conta com profissionais capacitados como, coordenadora, supervisora pedagógica, psicóloga e professores.


O AEE é um estímulo Pedagógico, sendo que por meio dele se alcança grandes avanços no processo cognitivo, afetivo, social e emocional da criança.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (11)

COMENTÁRIOS (0)