Patos 1
Quarta, 30/07/2014

08:06

Expô São Gonçalo do Abaeté começa dia 26 de Julho

Patos 1 - Expô São Gonçalo do Abaeté começa dia 26 de Julho

O Sindicato Rural de São Gonçalo do Abaeté está em fase final de preparação para receber um grande público no Parque de Exposições na “Expô São Gonçalo”. O evento acontece de 26 a 29 de julho. A festa é a mais tradicional da cidade e o público esperado deve ultrapassar 30 mil pessoas.

Todos os dias haverá Shows a partir das 23h00, sendo que a programação começa na quinta-feira (26) com apresentação da banda Cruzeiro do Sul. Na sexta-feira (27), é a vez da dupla sertaneja Pedro Paulo e Matheus. Já no Sábado (28/07) Kleo Dibah e Rafael, também marcam presença com o melhor do sertanejo universitário. E para finalizar, no Domingo (29/07) Wilson e Marcos, fazem o show de encerramento da Expô São Gonçalo.

Outro ponto alto da festa e um dos mais aguardados é o rodeio, que começa na Quinta-feira e termina no Domingo. As montarias começam sempre a partir das 21h00. Ainda haverá cavalgada, barracas, baile no paiolão, boi no rolete e várias outras atrações.  

Conheça Abaixo um pouco da História da Cidade de São Gonçalo do Abaeté:

A Cidade de São Gonçalo do Abaeté fica localizada no Alto São Francisco, próximo às Br´s 365 e 040. Diamante e quartzo, juntamente com pecuária leiteira e de corte, fazem suas riquezas. Por volta de 1713, em decorrência dos movimentos das entradas e bandeiras, inicia-se o povoamento da região de Paracatu. Negros fugidos de fazendas e lavras lá estabeleciam quilombos, contribuindo também para a ocupação daqueles sertões.

Em meados do século XVIII, uma expedição organizada por Manuel Pinto da Fonseca chega aos rios Indaiá e Abaeté. Em pouco tempo, a riqueza destes rios e de outros da região é confirmada com a presença de diamantes, além de ouro, em seus leitos. Para fins de fiscalização, a Coroa Portuguesa instalou, no início do século XIX, vários quartéis gerais, dentre os quais o Quartel Geral de Abaeté, nas cercanias da atual cidade de Tiros. Em maio de 1867, o distrito de Santo Antônio de Tiros é elevado a Paróquia e conta em seu território com o povoado de São Gonçalo de Abaeté. No ano de 1923, Tiros eleva-se à categoria de município, passando São Gonçalo do Abaeté a figurar como um de seus distritos.

Sua emancipação política é conseguida vinte anos mais tarde, em 1943. Em 31 de dezembro de 1943 e 1º de janeiro de 1944 tornou-se cidade. Está localizada na BR-365 km 325.

Clênio César/vanderlei Gontijo
vanderlei@patos1.com.br
17/07/2012

COMENTÁRIOS

patos1@patos1.com.br